10 fatos que marcaram a carreira de Pelé

STR / AFP

Pelé, o maior jogador de todos os tempos, faleceu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos. GZH separou 10 fatos que marcaram a carreira do atleta e justificam o seu título como Rei do Futebol. Confira >>

STAFF/  AFP 

Pelé tinha apenas 17 anos e oito meses quando foi campeão da Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Na competição, ele marcou seis gols.

Mais novo a ganhar uma Copa do Mundo

STR / AFP 

Depois do título em 1958, Pelé conseguiu levantar novamente a taça no mundial de 1962, no Chile. Com isso, ele se tornou o jogador mais jovem a ser bicampeão.

Mais jovem a ser bicampeão na Copa do Mundo

Ricardo Stuckert / CBF

Mais títulos de Copa do Mundo

Pelé é até hoje o único jogador que conquistou três títulos mundiais na carreira (1958, 1962 e 1970).

Maria Bastone / AFP

Pelé é o jogador que marcou mais gols pela Seleção Brasileira em um menor número de partidas. O atleta fez 77 gols em 92 jogos. Na Copa do Mundo de 2022, Neymar igualou a marca de 77 gols, mas alcançou em 124 partidas.

Artilheiro da Seleção Brasileira

Helayne Seidman / AFP

Ao longo de sua carreira no esporte, Pelé marcou 1.283 gols em 1.363 jogos. Até hoje nenhum outro jogador conseguiu bater tal marca.

Maior artilheiro do  futebol profissional

STAFF / AFP

Aos 17 anos e 244 dias, Pelé se consagrou como o jogador mais jovem a fazer um hat-trick em uma Copa do Mundo. Isso ocorreu durante o mundial de 1958, em um jogo do Brasil contra a França.

Jogador mais jovem a fazer três gols em Copa

STR / AFP

Pelé é o jogador que conseguiu o maior número de hat-tricks (marcar  três gols em uma mesma partida) ao longo de sua carreira. Ao todo, são 92 hat-tricks. A segunda colocação fica com Cristiano Ronaldo, que soma 60 até o momento.

Atleta que fez o maior número de hat-tricks

Anibal Massaini Neto / Divulgação

Em 1957, na sua estreia no Paulistão, terminou como artilheiro com incríveis 36 gols. Ao todo, foi artilheiro 11 vezes da competição.

Artilharia do Campeonato Paulista

Timothy A. Clary / STF / AFP

Em 2 de outubro de 1974, Pelé deixou o Santos para atuar como jogador no New York Cosmos. Graças a sua atuação nos Estados Unidos, o atleta conseguiu popularizar o futebol no país.

Popularizou o futebol nos EUA

Atari / Divulgação

Pelé foi o primeiro jogador cuja imagem foi utilizada na capa de um jogo de videogame, o Pele’s Soccer, lançado pela empresa Atari na década de 1980.

Estampou capa de jogo

Acompanhe as últimas notícias em GZH