Wayhome Studio / stock.adobe.com

As doenças de outono mais comuns e como preveni-las

Prostock-studio / stock.adobe.com

Estação de transição, alternando temperaturas altas e baixas – não raro no mesmo dia –, o outono é desafiador para a saúde.

makistock / stock.adobe.com

Nesta época, convém rever os cuidados para prevenir doenças respiratórias, iniciativa que vale, especialmente, para quem é mais suscetível a esse tipo de problema. A faixa etária a partir dos 60 anos deve ter atenção reforçada.

LIGHTFIELD STUDIOS / stock.adobe.com

À medida em que o calendário vai passando do verão para o inverno, mudam as enfermidades mais frequentes nos pronto-atendimentos e nas emergências.

Rawpixel.com / stock.adobe.com

Gradualmente, diminuem os casos de dengue e gastroenterite típicos do período de calor e começam a ser registradas as ocorrências características do frio. As oscilações nos termômetros afetam diretamente quem tem problemas respiratórios.

terovesalainen / stock.adobe.com

Continuidade é um elemento fundamental na prevenção das doenças de outono. Quem segue um tratamento contínuo não pode deixar de cumprir a prescrição médica.

Tratamentos médicos

sebra / stock.adobe.com

A umidade é um fator desestabilizador para o alérgico. O aumento do índice de umidade já faz com que o paciente entre em crise. Isso significa acordar espirrando, começar a coçar o nariz. O paciente asmático pode tossir mais e ter falta de ar.

- Hidrate-se. Beba água mesmo sem sentir sede; - Evite o tabagismo ativo e também o passivo; - Vacine-se contra a gripe, a covid e a pneumonia; - Siga uma alimentação balanceada; - Pratique atividade física regularmente; - Mantenha os ambientes arejados; - Limpe tapetes, cortinas e sofás; - Lave as mãos com frequência.

Para se prevenir

- Utilize os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários caso trabalhe em locais poluídos; - Proteja a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ao tossir ou espirrar; - Tenha álcool gel disponível em casa para os visitantes; - Evite locais fechados e com aglomerações; - Não se aproxime de pessoas com sintomas gripais.

Para se prevenir

Acompanhe as últimas notícias em GZH