adogslifephoto / stock.adobe.com

Cães e gatos com câncer: quais os tratamentos e adaptações nas atividades com os animais 

Valerii Apetroaiei / stock.adobe.com

O câncer é uma doença que acomete não apenas os humanos, mas também os pets. Cães e gatos podem ter câncer em mais de uma região do corpo, e é preciso procurar sempre um veterinário especialista para buscar o tratamento e a cura.

AnnaStills / stock.adobe.com

Enquanto isso, é necessário ter atenção para aliviar e até ajudar o mascote na luta contra a doença. Médicos veterinários oncologistas afirmam que não apenas um suporte emocional, mas atitudes cuidadosas dos tutores auxiliam, e muito, os cães e gatos a saírem dessa.

GalakticDreamer / stock.adobe.com

A veterinária e especialista na área Raquel Michaelsen explica que é preciso ter, por exemplo, um manejo da dor. É fundamental garantir que seu animal de estimação esteja confortável e sem dor durante o tratamento do câncer. 

Syda Productions / stock.adobe.com

Ela explica que algumas atividades físicas devem ser limitadas, e que tudo é questão de adaptação. Uma corrida no parque, por exemplo, pode ser substituída por uma brincadeira amena em casa.

Kirsten Davis/peopleimages.com / stock.adobe.com

Também é necessário que haja uma nutrição adequada e balanceada. O tutor precisa ficar atento a qualquer mudança de comportamento. Por isso, sempre é importante buscar a orientação do médico veterinário.

Existem algumas limitações, pois existem alguns tumores que podem romper. Alguma atividade mais brusca pode não ser bem-vinda. É importante que o tutor esteja próximo, dando carinho e amor, que é o que eles mais procuram em nós. Além do tratamento convencional com medicações, vale muito esse contato.

Raquel Michaelsen

Veterinária

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em Donna