anaumenko / stock.adobe.com

Comer alimentos ultraprocessados pode aumentar a fome? Nutricionista explica

romaset / stock.adobe.com

Mesmo dedicados a uma dieta equilibrada, por vezes caímos na tentação de produtos ultraprocessados - alimentos que passam por múltiplas etapas de processamento industrial, contendo aditivos e ingredientes artificiais.

New Africa / stock.adobe.com

Acontece que, em vários momentos, há uma sensação de fome intensificada após consumir  esses alimentos menos nutritivos. Por que será que isso acontece? Entenda >>

anaumenko / stock.adobe.com

Impacto na regulação da fome

Os ultraprocessados são produzidos para serem muito estimulantes e excessivamente palatáveis, o que pode afetar negativamente o sistema de regulação da fome.

tavrox / stock.adobe.com

Densidade energética

Este tipo de alimento tem uma alta densidade energética, e uma pequena porção pode fornecer uma quantidade significativa de calorias. Isso aumenta a probabilidade de comer em excesso.

Zeynep Gizem / stock.adobe.com

Baixo teor de fibras

A maioria dos alimentos ultraprocessados é pobre em fibras. Quando consumimos algo deficiente em fibras, o processo de digestão ocorre mais rápido e a sensação de fome pode aparecer mais cedo.

eddows / stock.adobe.com

Disruptores hormonais

Alimentos ultraprocessados podem afetar a regulação hormonal. O consumo excessivo pode levar à resistência à insulina, interferindo nos níveis de sangue e glicose. Isso pode desencadear desejos por alimentos e provocar aumento da fome.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em Donna