ManuPadilla / stock.adobe.com

Como a prática de pilates ajuda no desempenho sexual

twinsterphoto / stock.adobe.com

Das sessões de pilates, é comum o praticante herdar flexibilidade, equilíbrio, mais qualidade na respiração e uma musculatura fortalecida e definida. Mas a atividade também pode trazer uma série de benefícios na hora do sexo, especialmente para as mulheres.

Georgii / stock.adobe.com

A prática incentiva o fortalecimento e a tomada de consciência de músculos relacionados ao prazer e ao desempenho sexual. Como, por exemplo, a musculatura abdominal, dos glúteos, da parte interna da coxa e do assoalho pélvico, o qual permanece em constante atividade durante o sexo. 

Os benefícios do pilates no sexo

O pilates traz uma consciência para o corpo como um todo. Automaticamente, o indivíduo também traz essa consciência para os músculos do assoalho pélvico, que é uma região muito ligada ao prazer. Com uma consciência corporal melhor, há uma sensação de maior controle durante o sexo e maior capacidade de alcançar o orgasmo.

Priscila Peixoto

Fisioterapeuta pélvica e instrutora de pilates

Vasyl / stock.adobe.com

Os exercícios do pilates também fortalecem músculos posturais (que dão sustentação ao corpo), como os abdominais e da coluna, e os chamados músculos de explosão, presentes nos braços e pernas.

Fortalecimento dos músculos

Flamingo Imagesl / stock.adobe.com

O pilates também trabalha a mobilidade e a flexibilidade do quadril e da coluna, o que ajuda  no desempenho e previne desconfortos, fisgadas e "repuxadas" no momento da intimidade.

fizkes / stock.adobe.com

A atividade física também promove a liberação de hormônios que aliviam o estresse e promovem a sensação de prazer, como a endorfina. Dessa  forma, a pessoa fica menos tensa e  mais propícia a se engajar na  relação sexual.

Jacob Lund / stock.adobe.com

Combinar exercícios de contração e relaxamento do assoalho pélvico com o pilates também é uma estratégia que pode trazer benefícios na hora do sexo, mas a recomendação da fisioterapeuta é que isso seja feito somente com orientação profissional.

Atenção profissional

É uma indicação boa para quem já fez uma avaliação com um profissional em fisioterapia pélvica e sabe como fazer a contração adequada do assoalho pélvico.

Priscila Peixoto

Fisioterapeuta pélvica e instrutora de pilates

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em Donna