Anahís Vargas/Agência RBS

Como é feito o jamón espanhol, que pode custar até R$ 17 mil

Nedrofly/stock.adobe.com

Uma das formas de diferenciar um país do outro é pela gastronomia. Cada nação tem seus pratos e bebidas típicas, com base nos alimentos disponíveis nas regiões e nos hábitos alimentares do povo.

Vladimir/stock.adobe.com

Na Espanha, por exemplo, um alimento tradicional é o jamón, uma espécie de presunto que passa por um longo processo de produção que pode levar até 60 meses.

Jamón espanhol

Lari/stock.adobe.com

Modo de preparo

A iguaria espanhola é produzida com a coxa inteira do porco. Ela passa por um processo de cura com sal e controle de temperatura e umidade, sem passar por qualquer tipo de cozimento.

slunicko1977/stock.adobe.com

Tradição

Na Espanha, o alimento é consumido principalmente em datas festivas, como no Natal. Nessa época, é comum que cada pessoa compartilhe uma das peças dessa iguaria com seus familiares.

Cio18/stock.adobe.com

Custo médio

Devido à extensa cadeia produtiva e ao cuidado no preparo, o jamón espanhol se torna um alimento caro. No Brasil, essa iguaria pode custar até R$ 17 mil.

O presunto que a maioria das pessoas consome, o mais popular, na realidade é um preparo de várias partes de carne suína, com muitos ingredientes, aromas artificiais, além de passar por processo de cozimento com várias especiarias

Daiana Webler

Cortadora profissional de jamón no Brasil

nonglak/stock.adobe.com

Que alimentos combinam com o jamón?

O jamón espanhol pode servir de recheio para sanduíches, acompanhar saladas e servir de finalização para pratos quentes. Ele harmoniza bem com vinho e queijo.

Hoje, levando em conta que a alta gastronomia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, e em função de ser um produto com um cuidado imenso em sua produção, para manter sabores e texturas, eu gosto de usar e sempre recomendo, que não passe por nenhum cozimento, pois perde muito da experiência de sabor

Daiana Webler

Cortadora profissional de jamón no Brasil

Isadora Neumann / Agencia RBS

Consumo no Brasil

Devido ao alto valor, o jamón espanhol é pouco consumido no Brasil. Para efeitos de comparação, o mais próximo dessa iguaria, no quesito sabor, seria o presunto italiano, conhecido como parma, que tem um preço mais acessível.

Confira outras matérias de Destemperados

GOSTOU DO CONTEÚDO?