Porthus Junior / Agência RBS

Como reduzir o consumo de combustível do seu carro

GZH separou algumas dicas fáceis de serem colocadas em prática e que podem ajudar os motoristas  a economizar  >>

Bruno Todeschini / Agência RBS

Abasteça em postos conhecidos e que tenham programas de qualidade ativos. No caso de o carro ser abastecido com gasolina adulterada (com percentual de etanol acima dos 27%), haverá maior consumo de combustível.

Qualidade do combustível

mat / stock.adobe.com

Manter os pneus calibrados ajuda a reduzir a quantidade de combustível gasto. Se eles estiverem murchos haverá maior área de atrito do veículo com a pista e, assim, além de deformarem, colaboram com o maior consumo de energia.

Calibragem dos pneus

Song_about_summer / stock.adobe.com

Segundo especialistas, manter velocidade constante na direção, ou seja, evitar acelerar ou frear bruscamente, gera um efeito positivo em relação ao consumo de combustível.

Atenção ao acelerar e frear

Alfons Photographer / stock.adobe.com

Os carros são projetados para que o câmbio sempre trabalhe próximo das condições de rotações e cargas de maior eficácia. Assim, quando o condutor troca a marcha de forma abrupta, o motor trabalhará fora dos padrões ideais, consumindo mais combustível.

Troque a marcha  na hora certa

Bruno Todeschini / Agência RBS

Quanto mais pesado estiver o carro, maior será o consumo de combustível. Esse peso interfere também no funcionamento do carro.

Evitar encher demais o tanque

neko92vl / stock.adobe.com

E por falar no peso em excesso... Atente-se ao porta-malas! O carro carregado faz com que o motor tenha que empregar mais força para acelerar e, com isso, há maior consumo de combustível.

Diminua a bagagem

motortion / stock.adobe.com

Com os vidros abertos, aumenta a resistência aerodinâmica do automóvel, potencializando o gasto de combustível, exigindo maior desempenho do motor. Portanto, a regra é clara: nas cidades? Janelas abertas! Na estrada? Janelas fechadas!

Feche essas janelas!

auremar / stock.adobe.com

Mantenha o ar-condicionado do veículo desligado. Quando acionado, o equipamento precisa puxar energia do motor para acionar o compressor para que a refrigeração ocorra. Por conta disso, o consumo pode aumentar.

Use o ar-condicionado com moderação

photoiron / stock.adobe.com

Nunca deixe para procurar um mecânico apenas quando o carro apresentar problemas. Por exemplo, filtros de ar, quando sujos, acarretam na restrição da respiração do motor, gerando consumo excessivo de combustível.

Faça manutenção preventiva

Confira outras matérias de combustíveis

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH