MMollaretti / stock.adobe.com

Dia do Emoji: tudo sobre as figuras que ganharam a internet

Stalvalki / stock.adobe.com

O Dia Mundial do Emoji foi criado pelo fundador da Emojipedia, Jeremy Burge, em 2014. O dia 17 de julho foi o escolhido por conta do emoji de Calendário do iOS, que exibe 17/07 na figurinha.

Por que 17 de julho?

sebastian / stock.adobe.com

O primeiro emoji surgiu em 1999, no Japão, feito pelo designer de interface Shigetaka Kurita, quando trabalhava para uma empresa de telefonia celular.

O precursor

MoMa / Divulgação

Na época, Kurita criou um pacote com 176 ícones com o intuito de serem utilizados em celulares da companhia, focado no uso de adolescentes.

Objetivo

vacant / stock.adobe.com

Um quadro com todos os emojis criados por Kurita foi incluído no Museu de Arte Moderna de Nova York, em 2016. A justificativa foi  a inovação trazida pelo design, que refletia um novo conceito sobre escrita e mensagem.

Dignos de museu

gonin / stock.adobe.com

Os emojis se tornaram globais nos anos 2000, após grandes empresas de tecnologia perceberem o potencial das representações gráficas.

Globalização dos emojis

AmazeinDesign / stock.adobe.com

O consórcio Unicode renova as figurinhas disponibilizadas em todos os sistemas operacionais. É responsável por mensurar a relevância dos emojis, indicar renovações ou mesmo criar novas figuras.

Unicode

yamonstro / stock.adobe.com

O trabalho para implementar os emojis se intensificaram, até o momento de ser estabelecido um padrão internacional das figuras utilizado em diversas redes sociais e afins.

Padrão criado

Rolandjjen / stock.adobe.com

Segundo o site Emojipedia, as figuras mais utilizadas globalmente são: 🫶❤️🫠🥺🔥 (mãos de coração, coração vermelho, rosto derretido, rosto segurando lágrimas, fogo).

Emojis mais usados

warmworld / stock.adobe.com

De acordo com o site emojitracker, que acompanha o uso dos emojis em tempo real no Twitter, estes são os mais utilizados pelos usuários: 😂❤️😭😍♻️ (riso, coração, choro, apaixonado, reciclagem).

Os mais usados no Twitter

gonin / stock.adobe.com

A Meta, dona do Instagram, WhatsApp e Facebook, inseriu a possibilidade de reação com emojis às mensagens do bate-papo, inovando no uso do recurso.

Virou reação

Confira outras matérias de Redes sociais

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH