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O participante deverá defender um ponto de vista, com argumentos consistentes e coesos. Os textos devem ter no mínimo sete linhas e no máximo 30, contando com o título, que não é considerado obrigatório.
Anselmo Cunha / Agência RBS
O texto é avaliado por, pelo menos, dois professores graduados em Letras ou Linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.
Competência I: Demonstrar domínio da escrita formal Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de diferentes áreas Competência III: Interpretar informaçõe e opiniões em defesa de um ponto de vista Competência IV: Construção adequada da argumentação Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Isadora Neumann / Agencia RBS
O texto é avaliado por, pelo menos, dois professores graduados em Letras ou Linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.
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A redação que fugir totalmente ao tema proposto receberá a nota 0. Portanto, certifique-se de que os argumentos e pontos de vistas escolhidos fazem sentido e são coerentes com o que é pedido pelo Enem.
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Evite apresentar informações, referências, fatos e opiniões soltos no texto, sem desenvolvimento, justificativa ou conexão com as outras ideias escritas.
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Não existe uma regra sobre como organizar a estrutura do texto, mas fazer um parágrafo para introdução, dois para desenvolvimento dos argumentos e um para conclusão pode ser uma boa opção.
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A proposta de intervenção é uma parte fundamental do texto. É importante explicar qual é a ideia, quem irá realizá-la e de que maneira pode beneficiar a sociedade ou grupo afetado.
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Referências são muito bem-vindas na redação. Um filme, a frase de um filósofo ou, até mesmo, um meme conhecido da internet podem ser citados se tiverem alguma relação com o assunto do texto ou argumentos utilizados.