Emojibb.Family/stock.adobe.com

Doce de leite pode ser consumido no  pré-treino? E no pós?

marcelokrelling/stock.adobe.com

O doce de leite é um alimento que vem conquistando o paladar das pessoas e, nos últimos tempos, passou a ser  o novo queridinho de quem segue uma alimentação mais inclusiva.

Leoanunciacao/stock.adobe.com

Comparar esses dois alimentos pode ser equivocado — as características nutricionais são bem distintas.

Nova pasta de amendoim?

O doce de leite é rico em açúcares e gorduras, enquanto a pasta é uma fonte principalmente de gorduras e proteínas. A escolha deve ser baseada nos objetivos da dieta.

Prasanth / stock.adobe.com

pavel_shishkin/stock.adobe.com

Devido ao seu alto teor de açúcares simples, o doce de leite pode aumentar rapidamente os níveis de glicose no sangue após o consumo.

No pré-treino

Ou seja, é uma fonte rápida de energia para atividades físicas intensas.

ParinPIX / stock.adobe.com

nenetus/stock.adobe.com

Após um treino intenso, os músculos precisam de nutrientes para se recuperarem. O aumento da glicose pode ajudar na reposição do glicogênio muscular, principal forma de armazenamento de energia nos músculos.

No pós-treino

patoouupato/stock.adobe.com

Por ser fonte de carboidratos e gordura, é importante ter moderação no consumo.

Uma colher de sopa rasa de doce de leite tem, em média, 60 calorias e 10 gramas de carboidratos, o equivalente a uma fatia de pão de forma integral ou uma banana média, porém com menos fibras.

elenarui / stock.adobe.com

O doce de leite pode ser uma adição deliciosa à sua dieta, desde que seja consumido com moderação e inserido de maneira estratégica, de acordo com seus objetivos nutricionais. Como acontece com qualquer alimento, é importante entender suas características nutricionais e como elas se encaixam na sua alimentação geral.

Paula Mar Pinto

Nutricionista

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Veja outras matérias  de Donna Fitness