TV Globo / Divulgação

Entenda o que é hérnia inguinal, condição que afeta Arthur Aguiar

BNP Design Studio / stock.adobe.com

A hérnia inguinal é um defeito ou orifício nos músculos abdominais que permite que a gordura ou que o intestino avance através deste espaço.

Bungon / stock.adobe.com

O problema pode ocorrer em diversas regiões do corpo, como no umbigo  ou na virilha, sendo mais comum  na parede abdominal.

gritsalak / stock.adobe.com

Um dos sinais aparentes do problema é o aparecimento de uma protuberância que fica abaixo da pele, mas pode se tornar visível quando alguém tosse, levanta peso ou faz força.

HENADZY / stock.adobe.com

A hérnia pode gerar desconforto e dor, cuja intensidade varia conforme a gravidade do caso.

gritsalak / stock.adobe.com

O tamanho da hérnia  pode aumentar conforme o tempo.

Em casos mais graves, pode ocorrer o que se chama de "hérnia estrangulada", complicação caracterizada pelo corte de fornecimento de sangue para o intestino. Nesse caso, pode acontecer isquemia (redução do fluxo sanguíneo) ou gangrena (morte de um tecido por falta de irrigação sanguínea).

vectorwin / stock.adobe.com

A hérnia é mais recorrente em pessoas acometidas por doenças associadas ao aumento de pressão dentro do intestino, como constipação, tosse crônica e dificuldade para urinar.

pathdoc / stock.adobe.com

O problema também é mais comum de ocorrer em homens idosos, como também em bebês recém-nascidos.

dacasdo / stock.adobe.com

O tratamento da hérnia inguinal é feito com cirurgia. O procedimento (herniorrafia) é considerado simples se o paciente não tiver complicações.

karegg / stock.adobe.com

A operação pode ser feita por incisão ou videocirurgia. Em ambos os procedimentos, a técnica consiste em empurrar a hérnia para dentro do abdômen. Em alguns casos, se recorre a uma tela para reforçar a parede abdominal e evitar que a condição retorne.

@arthuraguiar / Reprodução

Arthur Aguiar anunciou em 3 de junho que sua turnê musical teria de ser adiada para que ele pudesse cuidar de sua saúde.

Isadora Neumann / Agencia RBS

O campeão do BBB 22 pretendia realizar o procedimento cirúrgico após a turnê, mas o quadro se agravou e o médico orientou  que a cirurgia fosse realizada imediatamente para evitar complicações graves.

Confira outras matérias de Saúde

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH