fifg / stock.adobe.com

Entenda por que a Copa do Mundo 2030 começará na América do Sul

Kara / stock.adobe.com

A Fifa inovou e vai realizar a Copa do Mundo de 2030 em seis países e três continentes: o jogo de abertura será no Uruguai, mais uma partida na Argentina e outra no Paraguai. Todos os demais confrontos serão em Espanha, Portugal e Marrocos.

fifg / stock.adobe.com

Por que a estreia vai ser no Uruguai? Por que a Copa será em três continentes? Confira as respostas >>

WavebreakmediaMicro / stock.adobe.com

O Mundial em questão marcará os 100 anos da primeira Copa do Mundo, disputada em 1930, no Uruguai. A partida de abertura será em Montevidéu para homenagear a primeira edição do principal torneio de futebol do planeta.

Por que a estreia vai ser no Uruguai? 

Vitaly Krivosheev / stock.adobe.com

O Uruguai fazia parte de uma união de candidaturas, junto com Argentina e Paraguai, para celebrar os 100 anos da competição daqui sete anos. O problema, no entanto, era o adversário na disputa para receber o evento: a candidatura conjunta de Espanha, Portugal e Marrocos.

Mariana Greif / AFP

Apesar da escolha por Espanha, Portugal e Marrocos, a Fifa também decidiu devolver a Copa ao seu berço na estreia: o Estádio Centenário, em Montevidéu, foi escolhido para sediar a primeira partida.

R.M. Nunes / stock.adobe.com

Com a Copa do Mundo de 2022 na Ásia e a de 2026 na América do Norte, a Fifa busca fazer uma viagem intercontinental com o principal evento esportivo do mundo.

Por que a Copa será em três continentes?

Photocatcher / stock.adobe.com

A candidatura de Espanha e Portugal junto a Marrocos é uma forma de "reunir a África e a Europa, o norte e o sul do Mediterrâneo, e os mundos africano, árabe e euro-mediterrâneo", segundo Chakib Benmoussa, ministro do Esporte marroquino.

fifg / stock.adobe.com

Dessa forma, ao longo destes 100 anos, a Fifa fecha o ciclo do primeiro centenário de Copa contemplando vários dos protagonistas do evento.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em Esportes GZH