vegafox.com / stock.adobe.com

Ghosting, mooning... veja o significado de termos que definem as relações virtuais

Mykyta / stock.adobe.com

Se você é um frequentador assíduo de sites e aplicativos de relacionamento, já deve ter visto ou até utilizado determinadas palavras em inglês, como ghosting e gatsbying, que descrevem, respectivamente, práticas como ignorar ou chamar a atenção do(a) paquera.

Netflix / Divulgação

A maioria dos termos surgiu com a cultura da internet e a partir de aplicativos de relacionamento como Tinder e Happn.

Origem

Kateryna Kovarzh / stock.adobe.com

No caso do Brasil, muitas palavras foram criadas a partir do empréstimo de expressões da língua inglesa, que vieram da informática e mídias sociais.

Empréstimo linguístico

CrazyCloud / stock.adob.com

Um dos maiores desafios é a tentativa de adequar as expressões à cultura brasileira. Na língua portuguesa, muitas vezes não há somente uma palavra que possa definir cada um dos termos em inglês. Desse modo, para a compreensão se faz necessária a aplicação em uma frase.

Tradução

Em alguma conversa que você teve, já rolou um ghosting? Depois de algum tempo seu crush deu um zombieing, só para começar um breadcrumbing?  Se você não entendeu nada, fique tranquilo que GZH montou um glossário com os principais termos e seus significados.

MFcreated / stock.adobe.com

Breadcrumbing: faz referência a pessoas que mantêm de forma intencional outras que estejam interessadas com "migalhas de atenção", enquanto investem em outra relação que ainda não é garantida. Curving:  acontece quando o indivíduo responde ao interessado de forma desinteressada e inventa desculpas para não marcar um encontro.

 chinnarach / stock.adobe.com

Fleabagging: diz respeito a quem sempre se relaciona, vai a encontros e conversas com pessoas que não têm nada a ver seu perfil Gatsbying: situação em que a pessoa faz uma publicação com a intenção de chamar a atenção de alguém em específico

karen roach / stock.adobe.com

Ghosting: referência a pessoas que desaparecem, deixando de atender a ligações ou responder mensagens. Em casos mais extremos, pode até bloquear a outra pessoa sem dar nenhuma satisfação. Haunting: diz respeito à situação em que alguém que desapareceu reaparece e, apesar de não responder mais, continua acompanhando as redes sociais, vendo stories, comentando e até curtindo as publicações.

Good Studio / stock.adobe.com

Mooning: acontece quando a pessoa aciona o modo "não perturbe" para determinado contato, com intuito de "dar um tempo" dessa pessoa Pocketing: deriva da palavra "pocket", que significa bolso. Acontece quando a pessoa está saindo com alguém mas não apresenta para os amigos e familiares, ou seja, guarda o relacionamento no bolso.

NDABCREATIVITY / stock.adobe.com

Snooping: significa "bisbilothando". Utilizado quando alguém busca ativamente evidências e rastros da vida online de uma determinada pessoa. Zombieing: deriva da palavra zombie, que significa zumbi, e é utilizada quando alguém que deu um ghosting reaparece e volta a mandar mensagens como se nada tivesse acontecido.

Confira outras matérias de Comportamento

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH