BillionPhotos.com / stock.adobe.com

Top 5 melhores universidades federais do Brasil

Nikish Hiraman/peopleimages.com / stock.adobe.com

Divulgado no início de abril, o Índice Geral de Cursos (IGC), que calcula a qualidade das graduações e Instituições de Ensino Superior do Brasil, foi recalculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Charnchai saeheng / stock.adobe.com

Com a revisão, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ficou com a melhor colocação entre as federais brasileiras. Essa não é a primeira vez que a instituição gaúcha lidera o ranking nacional.

qunica.com / stock.adobe.com

É, porém, a nota mais alta da sua história: 4,43, sendo 5 a máxima. Segundo a secretária de Avaliação Institucional da UFRGS, Soraya Tanure, o índice foi alavancado pelo desempenho da universidade em seus programas de mestrado.

Entre número de alunos que entram e que saem, qualidade de informações científicas produzidas e qualidade das pesquisas do corpo docente, os nossos programas de mestrado tiveram, inclusive, um desempenho melhor do que os de doutorado, algo que não se costuma esperar.

Soraya Tanure

Secretária de Avaliação Institucional da UFRGS

A. Frank/peopleimages.com / stock.adobe.com

A UFRGS obteve o melhor Conceito Médio de Mestrado entre as federais, atingindo nota 4,89 – a máxima é 5. No ranking do Conceito Médio de Doutorado, ficou com a oitava posição, e, no Conceito Médio de Graduação, com a nona.

kasto / stock.adobe.com

A instituição gaúcha registrou, ainda, o segundo melhor IGC entre as universidades, atrás apenas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o 14º melhor do Brasil quando se considera todas as organizações acadêmicas, como faculdades e os centros universitários.

methaphum / stock.adobe.com

Ranking das cinco melhores universidades federais do Brasil

As 5 melhores universidades federais do Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) atualizado:

— Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS): 4,43 — Universidade Federal de Minas Gerais (MG): 4,41 — Fundação Universidade Federal do ABC (SP): 4,35 — Universidade Federal de Santa Catarina (SC): 4,34 — Universidade Federal de São Paulo (SP): 4,32

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH