Instagram / @uncombable_locks / Reprodução

Menino norte-americano com "síndrome do cabelo impenteável" vira fenômeno na internet

Instagram / @uncombable_locks / Reprodução

O pequeno Locklan, de um ano, morador de Atlanta, nos Estados Unidos, viralizou recentemente na internet após a mãe, Katelyn Samples, 33 anos, compartilhar fotos dele em um perfil no Instagram.

Instagram / @uncombable_locks / Reprodução

O fato de a criança aparecer sempre nas imagens com o cabelo arrepiado chamou a atenção dos internautas.  O que poucos sabiam é que isso se explica porque Locklan tem uma doença rara, chamada de "síndrome  do cabelo impenteável".

Um desconhecido a enviou uma mensagem privada questionando  se a criança não tinha a síndrome. Preocupada, levou Locklan até um dermatologista, que acabou confirmando a suspeita. 

Katelyn descobriu o diagnóstico do filho após publicar uma imagem do menino, então com 10 meses, nas redes sociais.

Instagram / @uncombable_locks / Reprodução

— No começo, você vê "síndrome"  e fica tipo: "Oh, meu Deus". Há algo errado com meu bebê? Ele está com dor ou algo assim? — contou Katelyn ao programa Good Morning America, da rede americana ABC.

Instagram / @uncombable_locks / Reprodução

A mãe do menino ainda relatou que, quando ele nasceu, o aspecto do cabelo era como de toda criança.  No entanto, a família começou a perceber uma mudança quando ele tinha seis meses.

Daí em diante, os fios começaram a arrepiar e ficou cada vez mais difícil penteá-lo. Segundo ela, nem molhar o cabelo dele no banho resolvia: assim que secava, os fios voltavam a subir.

Instagram / @uncombable_locks / Reprodução

Apesar da síndrome, Locklan apresenta um desenvolvimento  normal para sua idade. O único sintoma que ele tem, além do cabelo despenteado, é que sua pele  é extremamente sensível.

Instagram / @uncombable_locks / Reprodução

Em novembro do ano passado, Katelyn decidiu seguir o conselho  do marido e criou uma conta no Instagram para Locklan. Lá, além  de divulgar fotos dele, ela fala sobre  a doença. Atualmente, o perfil conta com 39,8 mil seguidores.

O principal sintoma é o fato de os fios ficarem extremamente desordenados. De acordo com médicos, a doença aparece com mais frequência em crianças entre três e 12 anos.

Síndrome do cabelo impenteável é uma condição genética muito rara, que geralmente aparece em cabelos claros.

Quando você olha no microscópio, pode ver que, em vez de ter cabelos em forma de cilindro, a haste do cabelo é, na verdade, mais triangular.

Carol Cheng

Dermatologista pediátrica da Universidade  da Califórnia, nos Estados Unidos,  em entrevista à ABC

Instagram / @uncombable_locks / Reprodução

Até hoje, foram identificados  somente 100 casos da síndrome em todo o mundo. Apesar de não haver um tratamento definitivo, a condição de quem tem a doença costuma melhorar ou se resolver durante  o começo da puberdade.

Confira outras matérias de Comportamento

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH