Mateus Bruxel / Agencia RBS

Milhas: o que são, como acumular e como planejar viagens gastando menos

Angelov / stock.adobe.com

Mas uma série de viajantes tem conseguido driblar essa dificuldade com milhas para compras no cartão de crédito e em programas de fidelidade das companhias aéreas. 

A vontade de conhecer lugares novos e culturas diferentes por vezes esbarra no preço das passagens de avião.

Para entender melhor o assunto, ouvimos dois especialistas em viagem com milhas: Rodrigo Goés, criador do curso Fábrica de Milhas, e André Strauss, publicitário e produtor de conteúdo sobre milhas e viagens com crianças no blog Ases a Bordo.

Marco Favero / Agencia RBS

São pontuações acumuladas em programas de fidelidade de companhias áreas ou de hotéis, que podem ser trocados por passagens, hospedagem e outros benefícios, como aluguel de carros, eletrodomésticos e outros produtos.

O QUE SÃO MILHAS? 

Os pontos são acumulados em programas de fidelidade de bancos, por meio de compras no cartão de crédito. Para que esses pontos sejam transformados em milhas, é necessário transferi-los para os programas de fidelidade de companhias aéreas, como Latam Pass, Smiles e TudoAzul.  

Existe uma diferença entre milhas e pontos.

Porthus Junior / Agencia RBS

Alguns são próprios, outros são compartilhados.

CADA BANCO E COMPANHIA AÉREA TEM UM PROGRAMA DE MILHAS?

O programa de fidelidade do Itaú chama-se Iupp, do Banco do Brasil e do Bradesco chama-se Livelo, do Santander chama-se Esfera

Além das companhias aéreas já citadas, bancos e cartões de crédito também têm seus programas.

André Ávila /Agencia RBS

Pagando qualquer tipo de conta com cartão de crédito, é possível acumular milhas, se o plano do cartão de crédito permitir. Existem cartões que não acumulam. Por isso, é importante que quem estiver interessando em acumular converse com seu banco.   

COMO ACUMULAR MILHAS? 

Hoje já é possível acumular milhas e pontos com quase todas as compras do dia a dia. O cartão de crédito é uma das ferramentas para acumular milhas, eu diria que a melhor delas, mas também dá pra acumular por meio de alguns aplicativos de pedir comida em casa, de mobilidade e com compras em sites de e-commerce.

André Strauss

Produtor de conteúdo sobre milhas

Cris Vieira / Divulgação

Sim. As milhas têm validade média de dois anos, mas isso varia. Há promoções em que as milhas podem valer por mais tempo.    Quando as milhas estão para expirar no programa de fidelidade da companhia aérea, o viajante deve emitir as passagens antes do vencimento, mesmo que a viagem seja para depois.

AS MILHAS TÊM DATA DE VALIDADE? 

Vale lembrar que milhas são diferentes de pontos. Se os pontos do seu programa de fidelidade do banco estão para expirar, você pode transferir para o programa de fidelidade da companhia aérea e automaticamente passam a valer pelo tempo determinado pela companhia área.

Rodrigo Goés

Criador do curso Fábrica de Milhas

Mateus Bruxel / Agencia RBS

Os especialistas afirmam que sim, é seguro e economiza, se o viajante se inteirar do assunto e souber o que está fazendo. O melhor caminho é buscar fazer com que seus gastos do dia a dia rendam milhas e ficar atento às oportunidades de multiplicar o montante que já se tem.

É SEGURO? ECONOMIZA MESMO? 

Confira a lista completa de perguntas e respostas. 

Ainda tem dúvidas sobre as milhas? 

Acompanhe as últimas notícias em GZH