Drobot Dean / stock.adobe.com

O que é ghosting e o que motiva a prática

blackzheep / adobe.stock.com

Papo fluindo, tudo parece estar se encaixando quando, sem explicações, resta apenas o silêncio. A pessoa do outro lado da tela some e simplesmente para de responder às mensagens. Em casos mais extremos, até bloqueia o contato.

Zamurovic Brothers / Stock.adobe.com

O "dar um perdido" moderno tem nome: ghosting. O termo vem da palavra "ghost", que significa "fantasma" em inglês.

Não existe nada mais passivo-agressivo que simplesmente ignorar a existência de alguém com quem se tem/teve algum envolvimento

Laura Wischral

Consultora criativa

ipopba / stock.adobe.com

O ponto de vista de Laura é endossado por muitas mulheres. Segundo a psicóloga com especialização em terapia de casal Tatiana Spalding Perez, o ghosting pode ser prejudicial para quem recebe porque deixa a incerteza sobre o que aconteceu, resultando em eventuais angústias e dúvidas.

karen roach / stock.adobe.com

São diversos os motivos que podem levar uma pessoa a sumir em vez de elaborar uma explicação franca. Para Tatiana, isso diz respeito principalmente a uma falta de maturidade e problemas para desenvolver conversas difíceis.

Mas, afinal, o que leva alguém a praticar ghosting?

jayzynism / stock.adobe.com

Nem todo ghosting é igual. Afinal, as pessoas podem estar em níveis diferentes de vínculo. Não responder mais aquele match no aplicativo de namoro é diferente de sumir da vida alguém com quem se construiu um relacionamento, por exemplo.

Good Studio / stock.adobe.com

Quando o ghosting acontece entre pessoas com vínculos já bem estabelecidos, entra uma questão mais profunda: a psicóloga Tatiana explica que, em um relacionamento, sempre existe uma responsabilidade sobre o outro.

leungchopan / stock.adobe.com

Neste caso, o mínimo que se espera é que cada um deixe claras suas expectativas e o que está buscando naquele momento da vida. Por exemplo: não está querendo uma relação séria? Deixe a pessoa ciente. Prefere algo não-monogâmico? Avise.

blackzheep / adobe.stock.com

Outra situação comum é quando uma pessoa começa a namorar e o parceiro (a) pede para que ela pare de responder os antigos contatos, sem dar explicações.

A psicóloga explica que este é um ponto que precisa de atenção: ninguém pode determinar o que você pode ou não fazer. Esta atitude, inclusive, é um alerta de que esse relacionamento pode vir a se tornar abusivo.

Confira outras matérias de Donna

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH