freshidea /stock.adobe.com

O que é linguagem neutra

cunaplus/ stock.adobe.com

A linguagem neutra é uma vertente da neolinguística que busca, através do ponto de vista gramatical, igualar as flexões de gênero, a fim de equiparar homens, mulheres e não-binários.

daboost/stock.adobe.com

No português, a proposta tem diversas variações difundidas. Em alguns casos, há o uso do @ no lugar de –o ou –a (el@/del@), do x (elx/delx), do u (elu/delu) e ainda do e (todas, todos e todes).

Linguagem neutra  no português

khunkorn /stock.adobe.com

A discussão que envolve a linguagem neutra está relacionada à suposta deturpação da norma culta padrão da língua portuguesa causada pela proposta.

Alexi Tauzin / stock.adobe.com

O debate sobre a linguagem neutra começou a ser difundido quando a Suécia aprovou a criação de um pronome neutro, em 2015. “Hen”, em sueco, pode ser utilizado para se identificar qualquer pessoa, independentemente da sua identificação de sexo ou gênero.

História do debate da linguagem neutra

nito / stock.adobe.com

Na norma culta da língua portuguesa, a flexão de gênero existe apenas no masculino e no feminino, o que, segundo movimentos em defesa da linguagem neutra, soaria sexista.

deagreez/stock.adobe.com

Por outro lado, há quem defenda a manutenção do idioma e a proibição para usos oficiais (como em escolas, concursos e afins).

Tryfonov / stock.adobe.com

Em outros idiomas ao redor do mundo, a discussão não fica de fora das rodas de debate, com países, inclusive, proibindo o uso da linguagem neutra de maneira oficial, através de leis.

Linguagem neutra  no mundo

Vladimir/ stock.adobe.com

França e Argentina, por exemplo, oficializaram a proibição da linguagem neutra. Em 2021, o Ministério da Educação francês proibiu o uso da linguagem nas escolas. Já em junho de 2022, foi a vez da Argentina seguir o mesmo caminho.

AGPhotography/stock.adobe.com

De acordo com levantamento recente feito pelo G1, três estados (Rondônia, Paraná e Santa Catarina) e duas capitais (Porto Alegre e Manaus) do país têm legislação que proíbe o uso da linguagem neutra, como "todes" e "amigues"

O debate da linguagem neutra no Brasil

Rmcarvalhobsb/stock.adobe.com

Vale lembrar que no início do mês de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar a lei vigente em Rondônia, sob a justificativa que a legislação estadual feria a Constituição, já que cabe somente à União legislar sobre normas de ensino.

Confira também como os jovens usam a  linguagem neutra no dia a dia

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Mateus Bruxel / Agência RBS