Photo by AFP

Os cinco terremotos mais fortes da história

a3701027 /stock.adobe.com

Cientificamente, terremoto ou abalo sísmico pode ser definido como todo movimento brusco e repentino do terreno que seja resultante do encontro de diferentes placas tectônicas.

O que é terremoto?

Yarr65 / stock.adobe.com

No Brasil não é comum a ocorrência de terremoto porque o país se encontra no centro de uma placa tectônica, a Sul-Americana, e o fenômeno acontece nas bordas das placas.

Por que não há terremoto  no Brasil?

Placa sul-americana

Negro Elkha/ stock.adobe.com

Para medir a intensidade do terremoto, foi criada em 1935 a escala Richter. Quanto maior o número na escala, mais intenso é o terremoto.

Escala Richter

Thomas Dutour/ stock.adobe.com

GZH separou uma lista com os cinco terremotos mais intensos já registrados na história. Confira>>

Terremotos mais intensos

Divulgação/Instituto Chirchov de Oceanologia

O terremoto ocorreu em 4 de novembro de 1952 e registrou 9 pontos de magnitude na escala Richter. O fenômeno, com epicentro na península de Kamchatka, foi seguido por um tsunami. Não houve registro de mortes pois a região era pouco habitada à época.

5. Rússia

Jiji Press/ AFP

O terremoto, ocorrido em 11 de março de 2011, registrou 9 pontos na escala Richter. O fenômeno foi seguido por um tsunami. que atingiu a costa oeste do país. Pelo menos 15,7 mil pessoas foram mortas.

4. Japão

Getty Images / AFP

Um terremoto de grande magnitude atingiu a ilha de Sumatra, na Indonésia, em 26 de dezembro de 2004. O fenômeno atingiu 9.1 na escala Richter. A tragédia deixou 230 mil mortos.

3. Indonésia

Divulgação /Governo do Alasca

O terremoto que atingiu o Alasca, nos Estados Unidos, em 28 de março de 1964, alcançou 9.2 na escala Richter. O fenômeno provocou a morte de 131 pessoas.

2. Estados Unidos

Getty Images/AFP

Um terremoto de magnitude 9.5 atingiu o Chile em 22 de maio de 1960. A tragédia deixou 1,6 mil mortos.

1. Chile

Confira outras matérias  de Ambiente

GOSTOU DO CONTEÚDO?