Disney / Divulgação

Os melhores filmes de animação de todos os tempos

Studio Ghibli / Divulgação

Foram considerados o score no Metacritic (o "metascore"), a aprovação no Rotten Tomatoes (o "tomatometer"), assim como a nota do público no IMDb. Uma média das três avaliações (colocadas na mesma escala) definiu os 10 melhores que você confere a seguir.

GZH fez um levantamento da aprovação alcançada por filmes de animação em sites especializados.

Disney Pixar / Dvulgação

No centro da animação está uma complicada dinâmica entre pai e filho,  os peixes-palhaços Marlin e Nemo. O pai quer resguardar o filho de qualquer perigo, enquanto este sonha em desbravar novas águas. Um confronto leva Nemo para um aquário e seu pai a uma odisseia sem igual para resgatá-lo, ao lado de uma coadjuvante de respeito: Dory, a peixe com perda de memória recente. Média 90,00.

Procurando Nemo (2003)

10

Pixar / Divulgação

A animação Ratatouille mergulha  na atmosfera parisiense com a história  de dois aspirantes à culinária francesa. Linguini, um atrapalhado ajudante  na cozinha de um restaurante  de prestígio; e Rémy, que apesar  dos seus grandes dotes e temperos,  calha de ser um camundongo.  A receita para o sucesso dos dois é uma parceria secreta.  Média 90,67.

Ratatouille (2007)

9

Buena Vista / Divulgação

O filme entra na mente de uma menina  de 11 anos para representar de forma imaginativa seus sentimentos  contraditórios ao saber que se mudará  para uma nova cidade. Assim, a trama  se desenrola dentro da cabeça dela, onde habitam Alegria, Tristeza, Medo, Raiva  e Nojinho. Tal premissa é inspirada em teorias psicológicas reais. Média 91,00.

Divertida Mente (2015)

8

 Pixar Animation Studios / Divulgação

Poucas franquias conseguem  chegar com fôlego ao seu terceiro capítulo, mas Toy Story não apenas conseguiu, como levou o público às lágrimas. Quinze anos após Wood  e Buzz Lightyear serem apresentados,  no filme de 1995, chega a hora  do dono deles, Andy, ir para a  faculdade. Com isso, o garoto  precisa abrir mão de algumas  velharias, e aí incluem-se os seus brinquedos. Média 91,00.

Toy Story 3 (2010)

7

Bitter Films / Divulgação

O animador Don Hertzfeldt une  três curtas na obra, um trabalho experimental que recorre aos traços mais simples do desenho para contar  a história de Bill, nada mais que um boneco palito nas telas. Homem  comum, ele sofre de uma doença  que afeta sua memória e o faz  ter visões absurdas durante o  cotidiano.  Média 91,00.

It's Such a Beautiful Day (2012)

6

Disney / Divulgação

Trata-se uma adaptação da obra  do italiano Carlo Collodi, sobre um boneco de madeira, o Pinóquio, que  sonha em ganhar vida própria. Uma  fada azul garante que ele poderá ser  um menino de verdade, se provar  seu valor; ao mesmo tempo, cada  vez que ele mente, aumenta  o seu nariz. Média 91,00.

Pinóquio (1940)

5

Pixar Animation Studios / Divulgação

O filme apresenta uma Terra distópica, depois do abandono dos humanos que deixam apenas um planeta imerso em lixo para trás. Isto e um pequeno robô, que vive solitário em sua missão de limpar o que ficou. Tudo muda, no entanto, quando os anos de solidão dele são interrompidos  por uma tecnológica robô, Eva,  que logo se torna o objeto  de seu amor.Média 91,33.

Wall·E (2008)

4

Pixar Animation Studios / Divulgação

O filme de John Lasseter deu início à lucrativa franquia, que já apareceu  antes nesta lista, partindo de uma premissa simples: e se brinquedos tivessem sentimentos? Na trama,  eles não apenas sentem, como podem tramar grandes planos e se meter em grandes aventuras, desde que longe  dos olhares de humanos. Média 92,67.

Toy Story (1995)

3

Studio Ghibli / Divulgação

Um verdadeiro drama animado, o  filme conta a história da desintegração  de uma família japonesa pela Segunda Guerra Mundial. Com o pai convocado  e a mãe morta em um bombardeio americano, o menino Seita e sua irmã Setsuko se veem obrigados a lutar  pela própria sobrevivência em um  abrigo isolado na floresta. Média 93,00.

Túmulo dos Vagalumes (1988)

2

Europa Filmes / Divulgação

Um clássico do Studio Ghibli,  a história acompanha uma caprichosa menina, de 10 anos, que acaba presa  em um mundo mágico, dominado por deuses, bruxas e espíritos, onde  aqueles que desobedecem as regras  são transformados em animais — incluindo seus pais, metamorfoseados em porcos. Média 93,00

A Viagem de Chihiro (2001)

1

Confira outras matérias de Cultura e Lazer

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH