Disney / Divulgação
Studio Ghibli / Divulgação
Foram considerados o score no Metacritic (o "metascore"), a aprovação no Rotten Tomatoes (o "tomatometer"), assim como a nota do público no IMDb. Uma média das três avaliações (colocadas na mesma escala) definiu os 10 melhores que você confere a seguir.
Disney Pixar / Dvulgação
No centro da animação está uma complicada dinâmica entre pai e filho, os peixes-palhaços Marlin e Nemo. O pai quer resguardar o filho de qualquer perigo, enquanto este sonha em desbravar novas águas. Um confronto leva Nemo para um aquário e seu pai a uma odisseia sem igual para resgatá-lo, ao lado de uma coadjuvante de respeito: Dory, a peixe com perda de memória recente. Média 90,00.
Pixar / Divulgação
A animação Ratatouille mergulha na atmosfera parisiense com a história de dois aspirantes à culinária francesa. Linguini, um atrapalhado ajudante na cozinha de um restaurante de prestígio; e Rémy, que apesar dos seus grandes dotes e temperos, calha de ser um camundongo. A receita para o sucesso dos dois é uma parceria secreta. Média 90,67.
Buena Vista / Divulgação
O filme entra na mente de uma menina de 11 anos para representar de forma imaginativa seus sentimentos contraditórios ao saber que se mudará para uma nova cidade. Assim, a trama se desenrola dentro da cabeça dela, onde habitam Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho. Tal premissa é inspirada em teorias psicológicas reais. Média 91,00.
Pixar Animation Studios / Divulgação
Poucas franquias conseguem chegar com fôlego ao seu terceiro capítulo, mas Toy Story não apenas conseguiu, como levou o público às lágrimas. Quinze anos após Wood e Buzz Lightyear serem apresentados, no filme de 1995, chega a hora do dono deles, Andy, ir para a faculdade. Com isso, o garoto precisa abrir mão de algumas velharias, e aí incluem-se os seus brinquedos. Média 91,00.
Bitter Films / Divulgação
O animador Don Hertzfeldt une três curtas na obra, um trabalho experimental que recorre aos traços mais simples do desenho para contar a história de Bill, nada mais que um boneco palito nas telas. Homem comum, ele sofre de uma doença que afeta sua memória e o faz ter visões absurdas durante o cotidiano. Média 91,00.
Disney / Divulgação
Trata-se uma adaptação da obra do italiano Carlo Collodi, sobre um boneco de madeira, o Pinóquio, que sonha em ganhar vida própria. Uma fada azul garante que ele poderá ser um menino de verdade, se provar seu valor; ao mesmo tempo, cada vez que ele mente, aumenta o seu nariz. Média 91,00.
Pixar Animation Studios / Divulgação
O filme apresenta uma Terra distópica, depois do abandono dos humanos que deixam apenas um planeta imerso em lixo para trás. Isto e um pequeno robô, que vive solitário em sua missão de limpar o que ficou. Tudo muda, no entanto, quando os anos de solidão dele são interrompidos por uma tecnológica robô, Eva, que logo se torna o objeto de seu amor.Média 91,33.
Pixar Animation Studios / Divulgação
O filme de John Lasseter deu início à lucrativa franquia, que já apareceu antes nesta lista, partindo de uma premissa simples: e se brinquedos tivessem sentimentos? Na trama, eles não apenas sentem, como podem tramar grandes planos e se meter em grandes aventuras, desde que longe dos olhares de humanos. Média 92,67.
Studio Ghibli / Divulgação
Um verdadeiro drama animado, o filme conta a história da desintegração de uma família japonesa pela Segunda Guerra Mundial. Com o pai convocado e a mãe morta em um bombardeio americano, o menino Seita e sua irmã Setsuko se veem obrigados a lutar pela própria sobrevivência em um abrigo isolado na floresta. Média 93,00.
Europa Filmes / Divulgação
Um clássico do Studio Ghibli, a história acompanha uma caprichosa menina, de 10 anos, que acaba presa em um mundo mágico, dominado por deuses, bruxas e espíritos, onde aqueles que desobedecem as regras são transformados em animais — incluindo seus pais, metamorfoseados em porcos. Média 93,00
Confira outras matérias de Cultura e Lazer
GOSTOU DO CONTEÚDO?