Matheus Leite / Agência RBS

Otan: o que é, quais os objetivos e que países fazem parte da aliança 

Sergeiy bobok / AFP

A invasão da Rússia à Ucrânia trouxe para o noticiário uma série de termos pouco usados no dia a dia do brasileiro. Otan, ONU, Tratado de Varsóvia... palavras que podem ser um pouco complexas de compreender de uma só vez.

Google / Reprodução

Nas primeiras 24 horas do conflito deflagrado por Vladimir Putin,  a pergunta mais comum feita por brasileiros no Google era se o Brasil faz parte da chamada Organização  do Tratado do Atlântico Norte (Otan). 

Daniel Leal / AFP

A Rússia e a Ucrânia também não fazem parte da aliança. E é o desejo ucraniano de integrar o bloco – um dos argumentos de Putin para invadir a  ex-república soviética.

A resposta a essa pergunta é: não. O Brasil não integra a Otan.

Matheus Leite / Agência RBS

A Otan é uma aliança político-militar criada no dia 4 de abril de 1949, durante a Guerra Fria. Inicialmente,  o bloco reunia 12 países ocidentais  e capitalistas, liderados pelos  Estados Unidos.

Mas o que é a OTAN?

O objetivo era inibir o avanço do bloco socialista no continente europeu, fazendo frente à União Soviética e seus aliados da Europa oriental e fornecer ajuda mútua a  todos os países membros.

Alexander Nemenov / AFP

Em contrapartida, a União Soviética e a Europa oriental formaram,  em 1955, o Pacto de Varsóvia com o objetivo de proteger o regime socialista e expandir sua área de influência. Com o fim  da União Soviética, em 1991,  e a desintegração do bloco socialista, o pacto foi dissolvido.

Freepik.com

Mesmo a Ucrânia não sendo um membro da Otan, o país é considerado uma "nação parceira" – e em algum momento, pode vir a fazer parte – assim como Áustria, Finlândia e Suécia, por exemplo. A Rússia é contra essa possível entrada da Ucrânia na Otan.

Freepik.com

O tratado da Otan é composto por

Os mais importantes para  o contexto atual são os  que preveem reação  contra agressões.

14 artigos.

Artigo 4.º

"As Partes consultar-se-ão sempre que, na opinião  de qualquer delas, estiver ameaçada a integridade territorial, a independência política ou a segurança de uma das Partes."

Artigo 5.º

"As Partes concordam em que um ataque armado contra uma ou várias delas na Europa ou na América do Norte será considerado um ataque a todas, e, consequentemente, concordam em que, se um tal ataque armado se verificar, cada uma, no exercício do direito de legítima defesa, individual ou coletiva, reconhecido pelo artigo 51.° da Carta das Nações Unidas, prestará assistência à Parte ou Partes assim atacadas, praticando sem demora, individualmente e de acordo com as restantes Partes, a ação que considerar necessária, inclusive o emprego da força armada, para restaurar e garantir a segurança na região do Atlântico Norte."

Freepik.com

PAÍSES MEMBROS E ANO DE INGRESSO

– Albânia - 2009 – Alemanha - 1955 – Bélgica - 1949 – Bulgária - 2004 – Canadá - 1949 – Croácia - 2009 – República Tcheca - 1999 – Dinamarca -1949 – Estônia - 2004 – Estados Unidos – 1949

Freepik.com

PAÍSES MEMBROS E ANO DE INGRESSO

– Eslováquia - 2004 – Eslovênia - 2004 – Espanha - 1982 – França - 1949 – Grécia - 1952 – Hungria - 1999 – Islândia - 1949 – Itália - 1949 – Letônia - 2004 – Lituânia - 2004

Freepik.com

PAÍSES MEMBROS E ANO DE INGRESSO

– Luxemburgo - 1949 – Montenegro - 2017 – Holanda - 1949 – Macedônia do Norte - 2020 – Noruega - 1949 – Polônia - 1999 – Portugal - 1949 – Romênia - 2004 – Turquia - 1952 – Reino Unido – 1949

Confira outras matérias  de Mundo

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH