GiorgioMorara / stock.adobe.com

Por que a Mona Lisa é tão famosa

samy / stock.adobe.com

Considerada a pintura mais famosa do mundo, a Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, tem, na verdade, uma história bastante curiosa para se tornar o fenômeno atual.

romantiche / stock.adobe.com

Exposta no Louvre, em Paris, a Mona Lisa sempre foi um quadro popular entre os apreciadores de arte, mas o fenômeno de virar uma celebridade veio a partir de um crime. Isso mesmo, um crime.

vichie81 / stock.adobe.com

No dia 21 de agosto de 1911, em plena segunda-feira, Vincenzo Peruggia conseguiu a façanha de furtar o quadro do Louvre.

O furto da Mona Lisa

alicina / stock.adobe.com

Diferentemente do que contam as histórias de Hollywood, não houve grande elaboração para o crime.

Khorzhevska / stock.adobe.com

Peruggia entrou tranquilamente no Louvre e saiu do museu com o quadro embaixo dos braços. A ação foi tão despercebida por todos que o sumiço do quadro só foi notado no dia seguinte.

laurencesoulez / stock.adobe.com

O desaparecimento da obra italiana estampou as manchetes dos jornais, gerando comoção popular.

Comoção e recuperação da Mona Lisa

Ольга Погорелова / stock.adobe.com

A Gioconda, como a obra também é conhecida, foi recuperada somente dois anos depois, em 10 de dezembro de 1913, após Peruggia entregá-la a Alfredo Geri, um vendedor de antiguidades de Florença, na Itália.

samy / stock.adobe.com

Até hoje é um mistério o motivo do roubo, visto que Peruggia não era um conhecer de artes. A principal hipótese foi pelo tamanho do quadro, que mede 53cm de largura por 77cm de altura.

GiorgioMorara / stock.adobe.com

O desaparecimento da obra chamou a atenção do público e se perpetua até hoje, tornando a Mona Lisa uma das obras de arte mais populares do mundo.

Mona Lisa vira ícone

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH