QQ7 / stock.adobe.com

Por que a Torre de Pisa é torta?

sergejson / stock.adobe.com

A Torra de Pisa, localizada na região de Toscana, na Itália, tem 58 metros de altura e pende em um ângulo de cinco graus, o que faz com que fique numa posição fora do eixo de seu topo. Mas você sabe o motivo dela ser assim?

daliu / stock.adobe.com

A confluência das placas tectônicas africana e euroasiática, sobre a qual o país está localizado, gerou quatro terremotos na região.

beatrice prève / stock.adobe.com

Ao contrário da maioria dos edifícios, a Torre de Pisa segue de pé desde 9 de agosto de 1173. Isso mesmo com as causas naturais que, em tese, a derrubariam.

franzdell / stock.adobe.com

Uma equipe de 16 engenheiros da Universidade Roma Tre, na Itália, e da Universidade de Bristol, na Inglaterra, buscou desvendar esse mistério, e chegou à conclusão de que a salvação da torre está no solo logo abaixo dela.

Mateusz Figarski / stock.adobe.com

Os pesquisadores perceberam que o solo do local é macio e, por isso, há uma interação dinâmica entre solo e estrutura.

Roman Sigaev / stock.adobe.com

Isso faz com que a ressonância de movimentos sísmicos seja pequena, reduzindo os efeitos dos tremores na torre.

EdNurg / stock.adobe.com

No século 20, a torre começou a se inclinar cerca de 1,2 milímetro a cada ano. Em 1990, ela foi fechada ao público, por conta do risco de desmoronar.

Gstudio / stock.adobe.com

Uma obra para tentar compensar a inclinação foi feita pelo engenheiro Bonnano Pisan e, assim, foram construídos mais cinco andares ligeiramente mais altos do lado em que a estrutura pendia para baixo. Com o tempo, a o peso da torre fez com que ela própria afundasse ainda mais.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH