arcyto / stock.adobe.com

Por que algumas pessoas sofrem mais com picadas de mosquito?

frank29052515 / stock.adobe.com

Um questionamento muito comum entre as pessoas que são picadas constantemente por mosquitos é: o que as torna o alvo preferido desses insetos? GZH te explica em detalhes. Confira >>

Igor / stock.adobe.com

No século passado, pesquisadores acreditavam que grandes concentrações de dióxido de carbono no ambiente poderiam atrair a picada de mosquitos.

Primeiros estudos na área

Igor / stock.adobe.com

A hipótese sobre a presença de dióxido de carbono no ambiente  nãoé considerada válida por falta de evidências. Afinal, ela não explica o porquê de pessoas que convivem no mesmo ambiente serem atraídas de forma diferente pelos mosquitos.

Falta de comprovação científica

Leo Cardoso / Agencia RBS

Pesquisas mais recentes apontam que elementos físico-químicos presentes no ambiente, como calor, vapor d'água, umidade e sinais visuais, além dos odores emitidos através da pele humana, podem atrair os mosquitos.

Estudos atuais

New Africa / stock.adobe.com

Outros estudos modernos apontam que determinados compostos aromáticos, como indol, nonanol, octenol, além do ácido lático, atraem as fêmeas dos insetos.

Odores

witsawat / stock.adobe.com

Cientistas da Universidade Internacional da Flórida identificaram em mosquitos Aedes aegypti (vetor de doenças como a dengue) a presença de um receptor ionotrópico 8A (IR8A). O composto permite a identificação do odor do ácido lático.

Pesquisas com mosquitos Aedes aegypti

Fiocruz Imagens / Divulgação

Para se certificarem do papel do receptor, os pesquisadores promoveram mutações no composto. Como resultado, os insetos não percebiam mais o cheiro do ácido lático e de outros odores ácidos exalados pelo corpo humano.

Como inibir o receptor

Germano Rorato / Agencia RBS

Estudos recentes também demonstraram que vírus como os da dengue e da zika conseguiram alterar o odor de ratos e seres humanos, tornando-os mais atrativos para os mosquitos.

Pesquisas com vírus

esther kok / EyeEm / stock.adobe.com

De acordo com a equipe envolvida no estudo, os vírus conseguem aumentar a emissão de acetofenona, composto químico que faz parte do grupo de cetonas aromáticas e que é utilizado na preparação de resinas e fragrâncias.

O que é alterado?

auimeesri / stock.adobe.com

Para os cientistas, a mudança é decorrente de um mecanismo adotado para que os insetos consigam picar os hospedeiros, retirar o sangue infectado e transportar o vírus para outras pessoas.

Por que ocorre essa mudança?

_KUBE_ / stock.adobe.com

Na pele de humanos infectados com os vírus, a concentração de um peptídeo antimicrobiano, responsável por inibir algumas bactérias, diminuiu. Enquanto isso, a acetofenona aumentou, o que provocou a atração das fêmeas.

A acetofenona

Lab_Photo / stock.adobe.com

Pesquisadores trataram ratos infectados com isotretinoína e observaram que houve redução da concentração de acetofenona. Com isso, os animais se tornaram menos atrativos para os mosquitos.

Como inibir a acetofenona?

Piman Khrutmuang / stock.adobe.com

Um estudo da fundação Bill and Melinda Gates, de 2018, revelou que, naquele ano, os mosquitos foram os responsáveis pela morte de 725 mil pessoas ao redor do mundo, muito por conta das transmissões de malária, dengue, zika e outras doenças.

Animais mais mortais

Confira outras matérias de Pesquisa

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH