Backcountry Media / stock.adobe.com

Quais redes sociais já foram banidas no Brasil

Antonio Augusto / Secom / TSE / Divulgação

As manifestações públicas do bilionário Elon Musk, CEO do X (antigo Twitter), contra o ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, podem acarretar a suspensão da plataforma no Brasil.

Ryan Lash / TED Conferences / LLC / AFP

Em uma publicação de sábado (6), o bilionário afirmou que o ministro do STF aplicou "multas enormes, ameaçou prender empregados e cortar o acesso ao X no Brasil". De acordo com o CEO, estas medidas devem levar ao fechamento do escritório da rede social no país.

Patrick / stock.adobe.com

Se o X (antigo Twitter) tiver o acesso bloqueado ou decidir suspender as atividades no Brasil, não será a primeira rede social a fazê-lo. 

Redes que já saíram do Brasil

stnazkul / stock.adobe.com

Ao menos outras duas tomaram esta medida, por discordarem de ordens judiciais com foco na regulação do conteúdo.

Timon / stock.adobe.com

Em dezembro de 2023, o Rumble, plataforma concorrente do YouTube lançada no Canadá em 2013, anunciou o fim das operações no Brasil.

Rumble

Tada Images / stock.adobe.com

O criador da rede, Chris Pavlovski, fez publicações explicando que o motivo foi a discordância com ordens de remoções de perfis de usuários e criadores de conteúdo.

A_B_C / stock.adobe.com

No início desse ano, a plataforma Locals também anunciou que encerraria suas operações no Brasil devido a pedido do STF para a remoção de perfis de usuários.

Locals

Rafael Henrique / stock.adobe.com

Em comunicado oficial, a rede diz que "a Locals, como parte do Rumble, compartilha a missão de restaurar uma internet livre e aberta".

Acompanhe as últimas notícias em GZH