lexiconimages/stock.adobe.com

Qual a origem  da palavra "O.K."? 

NorGal/stock.adobe.com

A palavra “O.K.” (/oquêi/) é a mais falada e digitada no mundo. Sua origem, porém, vem de um "erro", ou melhor, de uma brincadeira.

Divulgação/Boston Morning Post

Em 1839, a expressão aparece pela primeira vez como sigla em um jornal de Boston, já com o atual significado de “tudo certo”. 

O primeiro O.K.

Divulgação/Amazon

O linguista americano Allan Metcalf, autor do livro “OK”, define a expressão como a invenção mais sensacional da história da língua inglesa.

Uma combinação muito estranha de coincidências que ajudou essa palavra, que surgiu como uma brincadeira, a se tornar tão importante.

Allan Metcalf

Linguista norte-americano, em entrevista ao G1 em 2010.

wolfness72/stock.adobe.com

Nos anos 1830, o jornal de Boston, o mesmo que cunhou o termo “OK”, tinha como hábito brincar com o idioma, inventando expressões a partir de novas siglas.

Mas de onde surge o O.K.?

SHOTPRIME STUDIO/stock.adobe.com

R.T.B.S (remais to be seen - Ainda precisa ser visto, na tradução livre) e W.O.O.O.F.C. (with one of our first citizens - Com um de nossos primeiros cidadãos) eram dois exemplos.

volody10/stock.adobe.com

Na edição do dia 23 de março de 1839, o jornal trazia a expressão O.K. (all correct), brincando com o som das letras.

TungCheung/stock.;adobe.com

Vale destacar que, na pronúncia de “all”, no inglês, o /a/ ganha o som de /o/, formando-se, assim, o “Oll Korrect”, conhecido popularmente como “O.K.”

Confira outras matérias  em GZH

TUDO CERTO?