Mateus Bruxel/ Agência RBS

Qual é a idade certa para começar a aprender inglês?

Mateus Bruxel / Agência RBS

Porta de entrada para acessar desde músicas, séries e jogos até vagas  de emprego, a língua  inglesa tem motivado  pais a se preocuparem  em iniciar seus filhos  no idioma cada vez  mais cedo.

Omar Freitas / Agência RBS

GZH procurou especialistas para responder a esses e outros questionamentos:

Mas qual a idade certa para começar a aprender uma língua estrangeira?  O ensino pode prejudicar a alfabetização em português?

Mateus Bruxel / Agência RBS

Aline Fay, que coordena  o curso de Letras – Língua Inglesa da PUCRS, é categórica: não existe idade certa para aprender inglês.  No entanto, a criança tem ganhos cognitivos importantes  que levará para a vida  adulta quando inicia o aprendizado cedo.

Os pais às vezes pensam que a criança pode ficar confusa se começar a aprender inglês antes de se alfabetizar, por exemplo, mas não é verdade. Temos áreas do cérebro que são extremamente plásticas, especialmente no início da vida, e dão conta de aprender dois, três ou mais idiomas. Quanto antes começar, melhor.

Aline Fay

Coordenadora do curso de  Letras – Língua Inglesa da PUCRS

Glenn CHAPMAN / AFP

O aprendizado de uma segunda língua proporciona uma maior reserva cognitiva que favorece quando a pessoa envelhece, podendo, por exemplo, atrasar a evolução do Alzheimer.

André Ávila / Agência RBS

Conforme a especialista  em psicolinguística e ensino bilíngue Beatriz Areas da Luz Fontes, o mais importante é que quem está aprendendo um idioma — seja criança ou adulto — o utilize bastante. Ela indica que os pais podem ajudar  no aprendizado, por exemplo, fazendo relações entre  uma língua e outra.

Mateus Bruxel / Agência RBS

Não existe idade certa. Quando pequenas, as crianças contam com um número elevado de sinapses cerebrais, o que lhes permite aprender vários idiomas simultaneamente.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Qual a idade recomendada para o aprendizado?

Mateus Bruxel / Agência RBS

Não. A capacidade cerebral das crianças permite que elas absorvam o aprendizado dos idiomas em paralelo e consigam diferenciá-los.

Aprender outro idioma pode prejudicar o aprendizado do português?

Lívia Stumpf / Agência RBS

Não. Assim como o aprendizado da língua portuguesa, o da língua inglesa também pode acontecer por meio de músicas, leituras e conversas.

Preciso aguardar que meu filho esteja alfabetizado para colocá-lo em um curso de inglês?

Mateus Bruxel / Agência RBS

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. O mais importante é que a criança tenha um contato frequente com a língua, para, assim, incorporá-la a seu cotidiano.

É melhor matricular  meu filho em uma escola bilíngue ou em um curso extracurricular?

Lívia Stumpf / Agência RBS

Entre os menores, que ainda não estão alfabetizados, a realização de atividades lúdicas, envolvendo músicas, teatro e brincadeiras, é mais frequente. Entre os maiores, que já leem, livros podem ser incorporados no aprendizado, mas a ludicidade seguirá fazendo parte.

Qual é a metodologia do ensino do inglês para crianças?

Confira outras matérias de Educação

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH