hit1912 / stock.adobe.com

Quando serão os próximos eclipses solares?

IAU / Divulgação

O próximo eclipse solar ficará visível em grande parte do Brasil, em 14 de outubro deste ano. Depois, nosso país só poderá ver o fenômeno com nitídez novamente em 2027.

Scott / stock.adobe.com

A partir de informações do Time and Date, confira os 10 próximos eclipses solares no planeta >>

14 de outubro de 2023

O próximo eclipse solar ficará visível no céu de cidades do Norte e Nordeste do Brasil.  O evento é do tipo anular, que ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra ao mesmo tempo em que está no ponto de sua órbita mais distante do nosso planeta.

Regiões que presenciam, pelo menos, um eclipse parcial: Oeste na África, América do Norte, América do Sul, Pacífico, Atlântico, Ártico.

8 de abril de 2024

O primeiro evento astronômico deste tipo no ano que vem será um eclipse solar total, quando a Lua passa entre o Sol e a Terra e se alinha perfeitamente com o satélite natural.

Regiões que presenciam, pelo menos, um eclipse parcial: Oeste na Europa, América do Norte, Norte na América do Sul, Pacífico, Atlântico, Ártico.

2 de outubro de 2024

O eclipse anular voltará a aparecer no céu  do nosso planeta em 2024, desta vez,  de forma parcial para as regiões  Sul e Sudeste do Brasil.

Regiões vendo, pelo menos, um eclipse parcial: Sul na América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Antártida.

17 de fevereiro de 2026

Não haverá eventos de eclipses solares em 2025. Eles só retornam em 2026, na forma solar anular.

Regiões que presenciam, pelo menos, um eclipse parcial: Sul na África, Sul na América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Antártida.

12 de agosto de 2026

Um eclipse solar alcançará seu ponto máximo e será total, desta vez, no hemisfério norte do globo terrestre.

Regiões que presenciam, pelo menos, um eclipse parcial: Europa, Norte da Ásia, Norte/Oeste da África, grande parte da América do Norte, Pacífico, Atlântico, Ártico.

6 de fevereiro de 2027

O território brasileiro será novamente contemplado com um eclipse solar anular. A costa do nosso país será praticamente toda apta a enxergar o fenômeno, incluindo RS, SC, SP e RJ.

Regiões que presenciam, pelo menos, um eclipse parcial: grande parte da África, América do Sul, Pacífico, Atlântico, Antártida.

2 de agosto de 2027

Por muito pouco este eclipse solar total não passará pelo território brasileiro na forma parcial.

Regiões que presenciam, pelo menos, um eclipse parcial: Europa, Sul/Oeste da Ásia, África, Leste da América do Norte, Atlântico, Oceano Índico.

26 de janeiro de 2028

Novamente um eclipse solar anular passando pelo Brasil, de uma forma muito parecida com o que veremos agora em 2023, muito visível no Norte do país.

Regiões que presenciam, pelo menos, um eclipse parcial: Sul/Oeste da Europa, Norte/Oeste da África, Sul/Leste da América do Norte, América do Sul, Pacífico, Atlântico.

22 de julho de 2028

Um eclipse solar total contemplará, principalmente, a Austrália.

Regiões vendo, pelo menos, um eclipse parcial: Sul da Ásia, Austrália, Pacífico, Oceano Índico, Antártida.

1º de julho de 2030

Esta lista começou com um eclipse solar anular e termina com o mesmo tipo de evento astronômico.

Regiões que presenciam, pelo menos, um eclipse parcial: Europa, Ásia, grande parte da África, Norte/Oeste da América do Norte, Pacífico, Atlântico, Ártico.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH

Fotos: Time and Date