Joshua Resnick / stock.adobe.com

Refrigerante zero  é mais saudável? 

Stock.Xchng/Divulgação

Com a crescente conscientização sobre os impactos negativos do consumo excessivo de açúcar, os refrigerantes zero têm se destacado como opção para quem deseja degustar algo adocicado 

New Africa/Stock.adobe.com 

Um refrigerante normal de tamanho padrão (350 ml) pode conter cerca de 140 a 180 calorias. Já o zero, como o nome diz, geralmente, tem zero caloria ou uma quantidade muito baixa. Portanto, em termos de calorias, a diferença entre os dois tipos é bastante significativa.

Diferença calórica

Pixabay/Divulgação

Além da forma como são adoçados, existem outras substâncias presentes nos refrigerantes que merecem atenção

Composição do refrigerante

Joshua Resnick/Stock.adobe.com 

Já reparou que logo após consumir o refrigerante você sente vontade de arrotar? Esse é um efeito do ácido fosfórico.   O consumo excessivo pode estar associado ao impedimento da absorção de nutrientes, como o cálcio.

Ácido fosfórico

1

Lemonsoup14/Stock.adobe.com

É usado para realçar o sabor cítrico em alguns refrigerantes zero, como os de limão ou laranja. O consumo de grandes quantidades pode causar desconforto gastrointestinal, como azia, refluxo ácido ou irritação estomacal.

Ácido cítrico

2

NARONG/Stock.adobe.com 

Em geral, são usados para dar cor à bebida. Alguns estudos iniciais sugeriram uma possível associação entre o consumo de corantes artificiais e o aumento da hiperatividade em crianças.

Corantes

3

DenisMArt/Stock.adobe.com

São uitilizados para criar o sabor característico do refrigerante. Podem ser naturais ou artificiais.

Aromatizantes

4

AliceandAlan/Stock.adobe.com 

Como em muitos alimentos industrializados, esses ingredientes podem ser usados para manter a qualidade e a estabilidade do produto ao longo do tempo.

Estabilizantes e conservantes

5

New Africa/Stock.adobe.com 

Quando substituir  o refrigerante normal pelo zero?

Se você está tentando perder peso, controlar o açúcar no sangue ou reduzir o risco de doenças relacionadas ao elemento, a troca pode ser uma decisão sensata. No entanto, é importante lembrar que a bebida zero ainda contém componentes artificiais, que podem impactar a saúde a longo prazo.

Paula Pinto

Nutricionista

Confira outras matérias  de Donna

GOSTOU DO CONTEÚDO?