Reprodução / Adidas

Relembre as bolas mais famosas da história da Copa do Mundo

Reprodução / Adidas

A Fifa anunciou recentemente a bola do Mundial de 2022: a “Al Rihla”. O nome em árabe significa  “A jornada”.

Fifa / Divulgação

A nova bola foi projetada para ser mais rápida do que qualquer uma de suas antecessoras, segundo a Adidas, fabricante do equipamento.

 stock.adobe.com

As novidades tecnológicas da bola se tornaram frequentes nas últimas edições da Copa. O evento virou um importante laboratório para experimentar novas tecnologias.

Adidas / Reprodução

A Telstar 18, bola da Copa da Rússia, em 2018, homenageou a primeira bola oficial lançada pela Adidas, na Copa de 70, no México, na qual o Brasil de Pelé conquistou o Tricampeonato. Originalmente preta e branca, a Telstar 18 ganhou uma nova versão com tons em vermelho a partir das oitavas.

PHILIPPE HUGUEN / AFP

Em 1998, a Tricolore, batizada dessa forma em razão de ser a primeira bola colorida na história dos mundiais, homenageou as cores do país sede, a França, que também veio a ser a campeã da edição.

Fato inusitado: A primeira edição da Copa do Mundo, em 1930, não contou com uma bola oficial e as seleções podiam fornecer o próprio material. Na final entre Uruguai e Argentina não houve um acordo e, assim, cada tempo teve uma bola diferente.

CBF / Divulgação

A mais polêmica: Em 2010, a Jabulani foi o terror dos goleiros na Copa da África do Sul. Os guardiões das redes reclamavam das mudanças de direção que a bola ganhava em chutes de média e longa distância.

Carlos Macedo / Agencia RBS

Em 2014, a Brazuca foi lançada com a promessa de maior aderência, estabilidade e aerodinâmica que a Jabulani. A bola do Mundial no Brasil foi a primeira com o chip que avisava o árbitro quando ela cruzava a linha do gol.

Jefferson Botega / Agencia RBS

A Brazuca também ficou marcada negativamente para os brasileiros. Foi com essa bola que o Brasil sofreu o 7 a 1 contra a Alemanha, pela semifinal da edição.

Confira outras matérias sobre a Copa do Mundo

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH