Angela WEISS / AFP

Saiba o que é alopecia, condição que provoca queda de cabelo e está no centro da briga na entrega do Oscar

Angela WEISS / AFP

Condição de saúde que está  em debate por conta do episódio mais comentado e polêmico da cerimônia de entrega do Oscar,  na noite deste domingo (27), a alopecia provoca queda de cabelo, o que levou a atriz e apresentadora Jada Pinkett Smith a tomar a decisão de raspar completamente a cabeça.

Jada Pinkett-Smith / Reprodução / Instagram

A atriz revelou o diagnóstico  em 2018, quando estava perdendo grandes tufos  de cabelo durante o banho.  Em dezembro de 2021,  decidiu mudar o seu visual:  “Eu e essa alopecia seremos amigas… e ponto!”, escreveu  no seu Instagram.

Siam / stock.adobe.com

A androgenética e a areata — que acomete Jada.

Há dois tipos  de alopecia

Ricardp Duarte / Agência RBS

É a chamada calvície, que pode afetar homens e mulheres, sendo menos comum entre o sexo feminino. Está relacionada a características genéticas da pessoa, e a queda capilar  acaba sendo mais difusa, segundo a médica Samanta  De Rossi, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Alopecia androgenética

Alex Papp / stock.adobe.com

É uma doença autoimune — as células de defesa do organismo atacam o próprio corpo, neste caso, as células do folículo piloso, que produz a haste do pelo e do cabelo.

Alopecia areata

Yuh-Jen-Lu / Deposit Photos

Enquanto a androgenética é progressiva, a areata é súbita, acontece de repente. “Algum gatilho, como um estresse mais intenso, acaba desencadeando uma resposta autoimune, que causa uma inflamação brusca  e forte nos folículos, e o pelo acaba caindo ou quebrando”, aponta a médica.

Jada Pinkett-Smith / Reprodução / Instagram

A alopecia areata também se apresenta como difusa (de forma mais espalhada, sem áreas totalmente sem cabelos), generalizada (quando caem todos os fios do couro cabeludo) e universal (além de todos os fios de cabelo, perdem-se ainda os pelos do corpo). Outros locais, como barba, cílios e sobrancelhas, também podem ter alopecia.

Wong Sze Fei / Deposit Photos

Tratamento para a alopecia androgenética: o potencial do procedimento depende da situação no momento do diagnóstico. Será necessária uma intervenção permanente, para a vida toda, pois não há cura, apenas controle.

Tratamento para a alopecia areata: o processo médico combaterá a inflamação e a atividade autoimune, o que permite que o cabelo cresça novamente. Em geral, a queda pode ocorrer em outros momentos futuros. Pelos de outras regiões, como cílios e barba, também são suscetíveis.

doucefleur / stock.adobe.com

– Diminuição do volume e da quantidade de cabelo na cabeça; – Surgimento de placas (áreas) sem cabelo; – Coceira, dor ou lesões (feridas, espinhas) no couro cabeludo; – Áreas sem pelos na barba, nos cílios ou na sobrancelhas.

Preste atenção em fatores como

Confira outras matérias de Saúde

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH