bit24 / stock.adobe.com

Seis riscos ao cortar o carboidrato da dieta

ratmaner / stock.adobe.com

Uma alimentação equilibrada é essencial para a manutenção da saúde e um dos macronutrientes mais importantes presentes na nossa dieta são os carboidratos. 

No entanto, muitas pessoas têm aderido à prática de cortar o consumo dele em busca de uma perda rápida de peso. "Esses alimentos são considerados como uma espécie de combustível para o organismo", explica a nutricionista Natália Colombo.

Por que não cortar o carboidrato da dieta

Natallia / stock.adobe.com

Riscos ao cortar o carboidrato da dieta

KMPZZZ / stock.adobe.com

Os alimentos fontes de carboidratos fornecem energia do corpo. Ao cortá-los, o organismo pode enfrentar dificuldades em manter os níveis adequados para as atividades diárias.

Falta de energia

aamulya / Agencia RBS

Muitos carboidratos, como grãos integrais, são ricos em fibras. A restrição desses alimentos pode levar a problemas digestivos e constipação, uma vez que a fibra é essencial para a saúde intestinal.

Deficiência de fibras

milanmarkovic78 / stock.adobe.com

Os carboidratos desempenham um papel na preservação da massa muscular. A restrição no consumo pode resultar em uma diminuição da massa magra.

Perda de massa muscular

nenetus / stock.adobe.com

Eliminar os carboidratos pode resultar em desequilíbrio de nutrientes essenciais, podendo afetar a saúde a longo prazo.

Desbalanço nutricional

Artofinnovation / stockad.beo.com

O cérebro depende de glicose para funcionar adequadamente. Restringir carboidratos pode afetar a cognição, o raciocínio e o foco, resultando em uma performance cognitiva inferior.

Má performance cognitiva

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em Donna