Elizabeta /stock.adobe.com

Qual o som mais alto registrado na história?

Catmando/stock.adobe.com

Já parou para pensar qual o som mais alto registrado na história? Pesquisadores da área encontraram a resposta dentro dos vulcões.  Entenda >>

Кирилл Макаров/stock.adobe.com

Além dos efeitos danosos gerados pelas erupções vulcânicas, os pesquisadores também estudam o quanto o som desse fenômeno consegue se propagar.

Som mais alto registrado

Worldillustrator/stock.adobe.com

Em agosto de 1883, uma ilha da Indonésia colapsou quando um tsunami com ondas de 46 metros se alastrou, chegando até a África do Sul. Tudo isso foi desencadeado pela erupção do vulcão Krakatoa.

Caso da Indonésia

Daxiao Productions/stock.adobe.com

A erupção ocorrida liberou uma força equivalente a 200 megatoneladas. Um barômetro que estava a 160 quilômetros do local indicou que o fenômeno atingiu o pico de 172 decibéis.

charnsitr/stock.adobe.com

O pico de som gerado pela erupção do vulcão Krakatoa está muito acima do limite sonoro humano para dor, que é de 130 decibéis. Acima desse número, as pessoas começam a sentir fortes dores no ouvido, o que pode comprometer a audição.

Limite humano para dor

Tropmuseum/Divulgação

Além da poluição sonora, a erupção do vulcão Krakatoa lançou detritos a 100 quilômetros de altura, gerou megatsunâmis, ocasionou a morte de cerca de 36 mil pessoas, além de provocar o estouro do tímpano de outras centenas.

Efeitos danosos

Belikova Oksana/stock.adobe.com

Durante muito tempo, o som gerado por esse evento na Indonésia, ouvido a 4,8 mil quilômetros de distância do local de origem, foi considerado como o mais alto da história.

O atual som mais alto da história

Divulgação/Tonga Geological Services

No entanto, em janeiro de 2022, a erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga, na ilha de Tonga, superou o recorde anterior.

Arc/stock.adobe.com

Os sons emitidos pela erupção em Tonga foram detectados em locais muito distantes de onde foi originado, chegando até o Alasca, a 9,6 mil quilômetros de distância.

Maxar Technologies/Divulgação

O evento da ilha de Tonga também ocasionou a morte de pelo menos três pessoas, criou ventos com a força de furacões e liberou ondas de pressão raramente observadas ao longo de seis dias.

Consequências

Confira outras matérias  de Ambiente

GOSTOU DO CONTEÚDO?