Andrii Zastrozhnov / stock.adobe.com

TDAH em adultos: conheça os sintomas e os tratamentos

Prostock-studio / stock.adobe.com

Durante muito tempo, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) foi considerado uma condição que afetava apenas as crianças.

Syda Productions / stock.adobe.com

No entanto, com o avanço das pesquisas sobre o tema, atualmente, já se sabe que também é possível uma pessoa na fase adulta ser diagnosticada com o distúrbio.

zinkevych / stock.adobe.com

Segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 2 milhões de pessoas possuem TDAH no Brasil, mas muitas não sabem. Isso porque os sinais na fase adulta podem ser facilmente confundidos com outros transtornos. 

Anusorn / stock.adobe.com

Reconhecido pela OMS como um transtorno neurobiológico, o TDAH é uma condição que causa mudanças na região frontal do cérebro, ou seja, altera a conexão entre o corpo humano e as funções cerebrais desempenhadas por esta área da mente.

O que é o TDAH?

Para definir as causas do TDAH, é preciso fazer uma investigação completa, de forma individualizada. Cada caso é um caso. No entanto, as causas mais comuns estão relacionadas a algumas pequenas alterações na região frontal do cérebro, que controla ou inibe os comportamentos inadequados e amplifica nossa capacidade de prestar atenção, memorizar, ter autocontrole, ser organizado e planejar.

Andréa Ladislau

Psicanalista e pós-graduada em Neuropsicologia

pressmaster / stock.adobe.com

Conforme a especialista, o conjunto de sintomas do transtorno é extenso e pode variar de pessoa para pessoa. Portanto, nem todos os pacientes com TDAH têm os mesmos sintomas.

Sintomas do TDAH em adultos

Os sintomas de TDAH mais comuns em adultos:

- Desatenção; - Problema de organização e planejamento; - Procrastinação; - Déficit de memória; - Inquietação interna; - Dificuldade para relaxar; - Começar várias atividades e não finalizá-las; - Dificuldade para gerenciar emoções e tomar decisões; - Repetir erros frequentemente; - Resistência à interação.

VadimGuzhva / stock.adobe.com

O tratamento para o transtorno é indicado mediante o diagnóstico de um profissional. Este é realizado com uma análise do estilo de vida do paciente. Existem diversos mecanismos para combater os efeitos da condição e melhorar a adequação dos hábitos.

Tratamento para TDAH em adultos

Alguns hábitos que funcionam como tratamento para o TDAH em adultos:

- Praticar exercícios regularmente; - Ter uma boa higiene do sono; - Alimentar-se de forma saudável - Criar os próprios espaços para atividades (para evitar dispersões); - Planejar-se com agendas e listas organizadoras de atividades; - Trabalhar a memória com jogos que auxiliam a desenvolver o foco; - Tomar cuidado para não se envolver em várias atividades ao mesmo tempo.

Rido / stock.adobe.com

Tratar o TDAH é importante para manter o bem-estar do indivíduo e o convívio social. As pessoas que possuem o diagnóstico podem, muitas vezes, se sentir culpadas por não entender as próprias ações.

Consequências da falta de tratamento

As consequências do TDAH em idade avançada, quando não tratado, estão associadas aos outros sintomas que a condição pode trazer, como depressão, pânico, fobia social, alterações severas de humor, distúrbios alimentares, perda severa da memória, esquecimentos, entre outros.

Andréa Ladislau

Psicanalista e pós-graduada em Neuropsicologia

Acompanhe as últimas notícias em GZH