ilker / stock.adobe.com

Terra desacelera pela primeira vez em sete anos e dias ficam mais longos

dimazel / stock.adobe.com

Pela primeira vez em sete anos, o dia na Terra ficou mais longo. Segundo o site Time And Date, os números mais recentes fornecidos pelo Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS) apontam que o planeta está desacelerando, após alguns anos de aceleração.

Vadimsadovski / stock.adobe.com

O IERS aponta que um dia de 2024 está durando uma fração a mais do que qualquer dia desde 2019. O serviço afirma que a duração de um dia pode chegar a mais 1,63 milissegundos em 24 horas até março de 2025.

rangizzz / stock.adobe.com

Esse poderia ser o dia mais longo registrado em cinco anos. Apesar de não parecer um número expressivo, esses milissegundos podem, de certa forma, se acumular.

Mike Mareen / stock.adobe.com

Esse "acúmulo" de milissegundos pode resultar na necessidade de um segundo bissexto como 2024, em que a cada quatro anos um dia a mais é acrescentado no mês de fevereiro para manter o calendário ajustado com a rotação da Terra.

wowinside / stock.adobe.com

Segundo informações da revista Forbes, se os sistemas tecnológicos de localização, como o GPS, não considerarem a velocidade de rotação, os dados de posicionamentos e serviços podem acabar inutilizados. 

Paopano / stock.adobe.com

As horas na Terra utilizam como base o Tempo Universal Coordenado (UTC), que acompanha de perto a rotação do planeta. Quando a taxa de rotação muda, segundos são adicionados ou retirados do tempo.

杰 李 / stock.adobe.com

No entanto, apesar de uma leve desaceleração registrada em 2016, segundos foram apenas adicionados. Em resumo, o dia ficou mais longo em 0,08 milissegundos em 2023 e deve ficar mais longo neste ano.

Acompanhe as últimas notícias em GZH