Pixel-shot / stock.adobe.com

Menopausa: tudo o que você precisa saber sobre sintomas, tratamentos alternativos e mudança de hábitos

rob3000 / stock.adobe.com

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual da mulher e ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Atualmente, a expectativa de vida da mulher é de aproximadamente 80 anos. Do fim do período reprodutivo ao fim da vida são, portanto, cerca de 30 anos.

Especialistas salientam que a busca por informações podem auxiliar no processo.

>>

De acordo com a ginecologista Carolina Melendez, muitas mulheres chegam sem conhecimento dos primeiros sinais do climatério — período de transição entre a fase reprodutiva para a pós-menopausa na mulher.

Xenia800 / stock.adobe.com

"Pouquíssimas têm noção do que está acontecendo no seu corpo. A frase que mais ouço, sem dúvida nenhuma, é: 'Doutora, não me reconheço mais, quero voltar a ser quem eu era'."

Joele Leripio

Ginecologista especialista em envelhecimento feminino

Quanto mais informação e orientação, menores são os impactos desconfortáveis. Boa parte do "tratamento" se baseia em mudanças no estilo de vida e na orientação personalizada.

SINTOMAS

Gilmar Fraga / Agência RBS

A libido baixa e os sintomas como a secura vaginal podem reduzir a disposição para o sexo. Embora haja lubrificação e excitação, o corpo responde de uma maneira diferente.

SEXO E PRAZER

Thiago Santos / Reprodução

Com o tempo, descobriu-se que reposição não é para todo mundo, nem pode ser a mesma para todas.

REPOSIÇÃO HORMONAL

RFBSIP / stock.adobe.com

O hormônio sintético tem melhores indicações e efeitos colaterais mínimos, mas a reposição deve ser uma alternativa personalizada, que precisa ser discutida com um especialista. O hormônio isomolecular ou bioidêntico não aumenta o risco basal de câncer de mama.

REPOSIÇÃO HORMONAL

A alimentação adequada é importante. O uso de suplementos precisa de uma avaliação individualizada. Ao envelhecer, o intestino também vai perdendo a capacidade de absorção.

 NUTRIENTES

metamorworks / stock.adobe.com

É o tempo no qual a mulher ficou sem hormônios e ainda é possível colocar de volta. A janela que a Sociedade Brasileira de Climatério e Menopausa aceita é de 10 anos.

JANELA DE OPORTUNIDADE

Visual Generation / stock.adobe.com

O homem também envelhece e tem declínio hormonal, o que destaca a importância da conversa, do diálogo e da compreensão entre o casal. Aqui, a dica é se informar sobre o climatério o máximo possível.

RELAÇÃO CONJUGAL

Tiago Pereira / stock.adobe.com

"Não há chance de engravidar depois dos 40": até a ausência da menstruação por, pelo menos um ano, a fertilidade diminui, mas não está ausente.

"A mulher na menopausa não sente prazer": o corpo e os pensamentos mudam, mas a capacidade de ter prazer se mantém por toda a vida.

"Sintomas desconfortáveis só existem até a última menstruação": a mulher pode sentir sintomas ligados à menopausa até décadas depois de parar de menstruar. E pode passar anos sem sentir nada e depois começar a ter.

MITOS SOBRE A MENOPAUSA

"O corpo da mulher no climatério vai mudar": o metabolismo desacelera, aumentando as chances de ganho de peso.

"A saúde dos ossos é prioridade": com a baixa nos níveis de estrogênio, a mulher tende a perder cálcio, e o risco de osteoporose aumenta.

"O processo de envelhecimento se acelera": não só do ponto de vista estético, mas cardiovascular, metabólico, osteoarticular e muscular.

VERDADES SOBRE A MENOPAUSA

Confira outras matérias de Donna

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH

Acompanhe as últimas notícias em GZH