scaliger/stock.adobe.com

Turbulência pode derrubar um avião?

H_Ko/stock.adobe.com

O medo de voar de avião é bastante comum entre as pessoas. Ouvir a palavra “turbulência”, então, gera ainda mais temor em quem ainda tem receio de viajar numa aeronave.

aapsky/stock.adobe.com

Contudo, a boa notícia é: turbulência nenhuma é capaz de derrubar um avião - por mais assustadora e forte que ela seja. Saiba o porquê >>

Turbulência e os aviões

d-AI-n/stock.adobe.com

Antes de saber o motivo da turbulência não derrubar avião, é preciso entender o que é o fenômeno.

O que é turbulência?

BlazingDesigns/stock.adobe.com

Na aeronáutica, entende-se por turbulência a passagem de ar agitada e desordenada pelas asas do avião, o que gera o balanço da aeronave.

watman/stock.adobe.com

Os aviões são veículos flexíveis. O fato de as asas da aeronave balançarem bastante com a passagem do ar possibilita que ele se mantenha voando adequadamente, mesmo com uma turbulência acontecendo.

Por que a turbulência não derruba o avião?

ID1974/stock.adobe.com

O balançar das asas compensa as trepidações que a instabilidade do ar provoca na aeronave.

mario beauregard/stock.adobe.com

Com o avanço da tecnologia, as asas dos aviões têm ficado cada vez mais maleáveis, a fim de evitar que cedam com os atritos promovidos pelo ar.

Asas maleáveis

Mr. Bolota/stock.adobe.com

Portanto, em função da maleabilidade das asas, a turbulência não é capaz de derrubar uma aeronave, mantendo-a segura no ar até que chegue ao seu destino final.

andrey gonchar/stock.adobe.com

Apesar de não haver riscos de o avião cair, uma turbulência pode provocar acidentes internos caso os tripulantes não sigam as devidas regras de segurança.

Cuidados durante a turbulência

Nichapa/stock.adobe.com

Portanto, é fundamental afivelar muito bem o cinto, manter a poltrona em 90º e evitar objetos sobre a mesinha. Seguindo essas três dicas básicas, a turbulência não impactará na sua viagem.

Acompanhe as últimas notícias em GZH