Miriam Cardoso de Souza / Divulgação

Veja como se proteger dos problemas respiratórios neste outono

Marcelo Casagrande / Agência RBS

O clima do outono, em geral mais seco e com grande amplitude térmica ao longo do dia, é propício para uma série de riscos às defesas do organismo, especialmente às do aparelho respiratório.

decade3d / stock.adobe.com

Segundo especialistas, os fatores climáticos são decisivos para o aumento dos casos de doenças respiratórias nesta época.

No sistema respiratório, há uma espécie de esteira, o tapete mucociliar, que captura grande parte das impurezas que entram nas vias aéreas. É um mecanismo de defesa eficiente, que filtra impurezas posteriormente expectoradas, as que deixam de funcionar bem com essas mudanças bruscas de temperatura.

José Miguel Chatkin

chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital São Lucas da PUCRS

decade3d / stock.adobe.com

Entre as principais doenças desta época estão: gripe e resfriado, inflamações como asma, sinusite e rinite e quadros infecciosos mais graves, como pneumonia.

Éder Duarte / PMPA / Divulgação

A gripe e a covid-19, duas das doenças mais graves do período, podem ser evitadas com a vacinação. Confira cinco dicas essenciais para prevenção nas próximas telas.

JoãoSeabra / stock.adobe.com

Não fume A fumaça do tabaco diminui a capacidade de defesa do sistema respiratório, isso sem falar dos efeitos do tabagismo a longo prazo.

by-studio / stock.adobe.com

Evite se expor a mudanças de temperatura Esta época do ano tem como característica manhãs e noites mais frias e tardes mais quentes. Procure sempre se vestir de acordo com o clima, pois a exposição ao frio baixa as defesas do sistema imunológico

Lauro Alves / Agência RBS

Como a covid-19, todos os vírus que atingem o sistema imunológico encontram facilidade de transmissão em locais mal ventilados.

Mantenha ambientes arejados e evite aglomerações em locais fechados

De Sayuri_k / stock.adobe.com

A permanência prolongada em um ambiente com ar-condicionado pode acabar ressecando as vias aéreas, outro fator que prejudica as defesas do organismo.

Dose o uso do ar-condicionado

Isadora Neumann / Agencia RBS

Fique atento aos itens que passaram muito tempo dentro do armário sem serem utilizados. Peças mofadas, com ácaros e traças, podem desencadear crises alérgicas.

Higienize roupas e cobertores guardados

Confira outras matérias de Saúde

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acompanhe as últimas notícias em GZH